A Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul e este cidadão como pessoa física em seus plenos direitos, vem a público manifestar-se a respeito das declarações proferidas em recente audiência pública.
Em primeiro lugar, gostaria de pedir minhas mais sinceras desculpas à comunidade das Pessoas com Deficiência, seus familiares e a todos que se sentiram ofendidos. Reconheço que o uso dos termos "deficientes" e "pessoas com problemas", bem como a forma que foram abordados, foi inadequado, equivocado e não reflete o respeito que tenho pela dignidade do ser humano.
Entendo agora que a linguagem constrói realidades e que minhas palavras reforçaram estigmas que a sociedade luta diariamente para superar. A inclusão não é um "problema", mas um direito fundamental e uma meta prioritária desta gestão. Ao dizer que a obrigação é do Estado, falhei em expressar que, como gestor público e cidadão, sou o agente responsável por viabilizar esse direito às pessoas portadoras ou não de deficiência.
Refuto qualquer visão de mundo baseada no capacitismo. Minha fala foi fruto de uma infelicidade verbal e da falta de domínio sobre a terminologia correta, e não de um sentimento de desdém, mas sim a um reconhecimento da complexidade do desafio logístico, que jamais deve se sobrepor ao valor da inclusão.
Reafirmo meu compromisso com o esporte inclusivo em São Caetano do Sul. Como prova de que este é um momento de aprendizado, a Secretaria iniciará imediatamente um diálogo com os conselhos municipais e associações da causa para que possamos construir, juntos, políticas públicas ainda mais robustas.
Estamos aqui para servir a todos, sem distinção.